segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Resenha "O Reverso da Moeda"

Livro: O Reverso da Moeda
Autor: Giovanna Fernandes
Editora: Novo Século
Ano: 2011
Páginas: 239
Comprar: Livraria Cultura
                 Submarino



Sinopse:
Três gerações e um desejo. Sonhos realizados com o poder da palavra. Pedidos impensados. Um brinquedo trazido ao mundo real. A inocência de um pequeno galeão engarrafado escondendo os seus mistérios. Piratas de madeira experimentando o gosto da vida pela primeira vez, e a tornando amarga para centenas de pessoas. Na mente um só objetivo: apoderar-se de dois valiosos tesouros. Para isso, não mediram esforços e foram capazes de mentir, roubar, trair… e até mesmo matar. Eles só não sabiam que esse era o limite do intolerável para uma velha bruxa, que com seus poderes mágicos lhes tirou a vida, tornando-os novamente brinquedos, apenas, brinquedos.

Com eles, foram engarrafadas mágoas, dúvidas e muito sofrimento. Tudo duramente adormecido, mas só até uma criança de dez anos de idade encontrar esse antigo brinquedo de seu avô. Ele só não imaginava que as águas do mar eram o segredo da vida dos piratas, muito menos que ali ele começaria a descobrir a verdade sobre a morte de seu pai. Ingenuamente, trouxe de volta à sua cidade, guerras, armações, intrigas e muita, muita aventura. Mas nela, ele não estará sozinho e os piratas não serão os únicos brinquedos. Fada, bailarina, índio, e outros tantos estarão unidos a ele para acabarem, de uma vez por todas, com os piratas de Coroinha.

Giovanna Fernandes nasceu e cresceu em Brasília. Desde cedo percebeu seu dom especial para desenhar e criar. Mas a vida a levou para caminhos que a desviaram da sua real paixão: a arte. Professora primária, é também Bacharel em Direito e formada em Tecnologia em Processamento de Dados. Mesmo assim, nenhuma das profissões a afastou de seu outro dom que viria a descobrir bem mais tarde: escrever. Através das histórias infantis e infanto-juvenis, ela volta a ter contato com a sua própria infância, além de conseguir remeter qualquer adulto ao mundo da fantasia, que por um momento deixa de ser apenas das crianças
A escritora nos leva para uma aventura no estilo “Piratas do Caribe”, onde temos piratas, tesouros, praias e traições. Após os anos do sumiço de Noah, Estela não teve outra escolha a não ser ir morar com seu sogro na cidade de Coroinha. Para Iago uma criança alegre e extrovertida tudo é festa, já para sua mãe isso a arremetia ao passado triste.

Tem também o pescador Miguel que conquista boa parte da história ao mesmo tempo em que guarda um grande segredo, que no decorrer do tempo ele conta com a ajuda de seu amigo Carlão para expor a verdade sem grandes danos.

A história é cheia de detalhes e coisas que te deixam pensando é real ou fantasia, para quem busca uma boa aventura e diversão com histórias de piratas esse livro é uma boa pedida. É bom ver um tema um pouco esquecido ser resgatado com tanto encanto e alegria.

Essa família da Estela e do senhor Antoninho me conquistou por sua garra, determinação e coragem. Fico me perguntando após a minha leitura se essa pequena cidadezinha realmente existe, pois gostaria muito de conhecê-la.

                              

           Estela                                                                          Noah

Espero que curtam a leitura, fico por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário