sexta-feira, 1 de maio de 2020

Suzane: assassina e manipuladora

Muito já foi publicado e escrito sobre o crime que chocou o país e também sobre os seus personagens. Trata-se do caso que envolveu a família Von Richthofen. Destaco uma publicação de 2011 escrita pelo ex-policial Roger Franchini e publicada pela Planeta. Neste livro o escritor contou com maestria detalhes das mortes do casal de classe média alta, citando, inclusive, trechos das falas da Suzane que constam no processo. De lá para cá, tivemos várias reportagens sobre detalhes dos crimes e da vida das pessoas que participaram.



O último livro publicado a respeito foi o Suzane: assassina e manipuladora escrito pelo jornalista paraense Ulisses Campbell que depois de ter o contrato de edição cancelado pela Contexto migrou para a Editora Matrix. Se não bastasse isso, Suzane, a assassina presa em Tremembé, ainda entrou na Justiça para barrar a publicação, sem sucesso e o livro foi finalmente publicado no começo de 2020. Trata-se de um livro fruto de uma pesquisa intensa que levou três anos. Isso está evidenciado na riqueza de detalhes que constam na narrativa que parte desde quando a Suzane conheceu os irmãos Cravinhos até o noivado dela e a progressão para o regime semiaberto, que o possibilita uma saída de 7 dias durante cinco oportunidades no ano.

O texto foi muito bem escrito aspecto que deixa o leitor ligado na história. A narrativa é digna de uma novela global tamanha as nuances, os personagens secundários, as tramas secundárias ligadas a uma trama principal. Os personagens e o crime parecem que foram retirados de um roteiro de cinema, talvez por isso que o livro tenha servido de base para o filme que será lançado este ano.

A depender da personagem principal o livro terá que ser reeditado de tempos em tempos, haja vista que, segundo o livro, Suzane é uma pessoa de caráter instável dentre outras características "detectadas" em um complexo exame que todo preso envolvido num crime hediondo precisa passar para conseguir o regime aberto. Por ora ela está noiva e está tentando ser aprovada no tal exame para conseguir a liberdade. Cenas para os próximos capítulos ou para um próximo livro.

Resenha enviada pelo nosso colaborador e amigo Angelo Miranda.

Se gostou deixe aqui seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suzane: assassina e manipuladora

Muito já foi publicado e escrito sobre o crime que chocou o país e também sobre os seus personagens. Trata-se do caso que envolveu a fam...