terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

[Entrevista] Erika Monterisi autora do livro "Sol & Lua - O vampiro encontra o seu sol"



Hoje a entrevistada foi Erika Monterisi autora do livro Sol & Lua - O vampiro encontra o seu sol (Clique aqui para ler a resenha), como sempre muito atenciosa aceitou responder umas perguntinhas. 

Então sem mais, vamos a entrevista rsrs.


Nascida no Rio de Janeiro, formou-se em enfermagem pela UERJ. Casou-se, tornou-se mãe de dois lindos meninos. Desde criança o prazer por histórias e contos de terror que misturem mistério e amor faz parte do seu universo de leitora. É aficionada por filmes cults, como alguns clássicos do terror da década de oitenta e grandes produções do início da década de noventa.

1. Você precisa de um ambiente em particular para escrever?
Ambiente em especial não. Mas preciso de um lugar escuro e onde eu tenha paz para me concentrar. Por isso escrevi sempre a noite quando todos estão dormindo e não tem marido ou filhos me chamando. Preciso me conectar com o que estou escrevendo. Algumas vezes coloco meu fone e ligo uma música também. Preciso apenas sentir o texto e os personagens.

2. Você acha que a escrita é um processo doloroso e desgastante ou ela vem fácil para você?
Depende do que estou escrevendo. Há partes no Sol & Lua que me doeu muito escrever. Parece que ao mesmo tempo que escrevo, sinto tudo que a personagem está sentindo. Meio doido, né? E outras partes que me deixa feliz. Na verdade, me ajuda muito sentar na frente do computador e colocar tudo pra fora.

3. Algum autor influenciou você mais do que outros?
Boa pergunta. Nunca gostei muito de ler. Preferia filmes e ouvir histórias contadas. Mas gosto demais da Anne Rice, do Stephen King e Bernard Cornwell.

4. Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Reviso zilhões de vezes e nunca está como eu queria que estivesse. Tenho que ser menos exigente comigo mesma. Um trabalho diário e árduo, admito. O Sol & Lua escrevi com a ajuda de amigas lendo. O próximo, uma outra amiga me ajudou. E também uma garota que veio falar comigo por causa do livro. O modo como me escreveu me tocou e a convidei a me ajudar. E meu marido aceitou entrar nesse projeto também.

5. Sol & Lua – O vampiro encontra o seu sol terá continuação? Se sim, tem uma previsão para o lançamento?
Sim, terá e se chamará A Estrela, o nascimento de uma vampira. Mas ainda não há uma data e também não sei se farei impressão ou apenas em e-book. Mas prometo avisar.

6. Que conselhos você daria a um escritor iniciante em relação a publicação do seu primeiro livro?
Iniciante eu também sou, pelo menos é assim que me sinto. A única coisa que digo é: não caiam na lábia de qualquer um. Editores prometem mundos e fundos. Acredite em você e vá a luta. E não pense que será fácil, porque não é.

7. Como você concilia o processo de escrita com as suas outras atividades (Família, lazer, trabalho entre outros)?
A escrita pra mim é quase um sacerdócio. Escrevo ou releio todos os dias a noite, ou quase todos os dias, quando estou escrevendo. E no fundo, me divirto com isso. É quase uma terapia. E o resto da vida funciona durante o dia normalmente.

Rapidinho
Livro: O vampiro Lestad, O Senhor dos Anéis e a Trilogia do Rei Artur

Autor: Citei três lá em cima, então agora falarei do JRR Tolkien (sou apaixonada pela trilogia do Senhor dos Anéis)

Um lugar: Nova Friburgo

Uma frase: Como uma pessoa apaixonada pela Legião Urbana, "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há."

2 comentários:

Suzane: assassina e manipuladora

Muito já foi publicado e escrito sobre o crime que chocou o país e também sobre os seus personagens. Trata-se do caso que envolveu a fam...